17/03/2020 às 18h34min - Atualizada em 17/03/2020 às 18h34min

Reunião com coordenador da 12ª CRS, Iury Sommer Zabolotsky, aborda COVID-19

Jornal Fronteira em Notícia
Na tarde desta terça-feira (17), a Prefeitura Municipal de Porto Xavier juntamente com sua equipe da Secretaria de Saúde, teve uma importante reunião com a presença do coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Iury Sommer Zabolotsky, que trouxe esclarecimentos para as entidades, imprensa, vereadores, secretários e lideranças do município, sobre o COVID-19 - Coronavírus.
Iury esclareceu que o município de Porto Xavier não tem casos suspeitos de Coronavírus, e na nossa região não há, até o momento, nenhum caso confirmado.  Comentou ainda, que o vírus é mais acentuado no inverno, mas que com a rápida disseminação, tem países que estão no verão e possuem muitos casos. No Brasil, pode-se verificar que estados onde teve os maiores carnavais são os que mais possuem casos, sendo que em todo o país foi confirmado uma morte pelo COVID-19, no estado de São Paulo.
O Rio Grande do Sul se antecipará com esses 15 dias de restrições de aglomerações, para ter um controle de casos isolados e para os hospitais conseguirem fazer os atendimentos. Acredita-se que uma grande parte da população pode ser atingida, e que com essas quarentenas e com a ajuda da população se isolando, os ciclos poderão ser eventuais e controlados.
Em caso de infecção, as pessoas mais jovens devem ficar em casa para tratamento isolado; em pessoas acima de 60 anos, a probabilidade de necessidade de internação é de 15%, sendo este o público mais vulnerável.
“Os casos isolados que temos no RS são de pessoas que estavam em férias em outros países e que buscaram hospitais, clínicas para seu tratamento. Hoje o Sistema Único de Saúde e os hospitais de pequenas cidades não estão preparados para receber toda a população, apesar de todos os esforços e planejamentos que estão sendo feitos. Por isso o alerta para que cada cidade se organize e cada cidadão tenha a ciência de se resguardar”, alerta o coordenador da 12ª CRS.
O isolamento é normalmente de 14 dias, e muitos podem não ter os sintomas, mas podem estar transmitindo o vírus, que pode ficar ativo por até 10 horas no local que uma pessoa com o vírus ativo encostar a mão ou espirrar.
A secretária de Saúde de Porto Xavier, Fabiana Sousa, chama a atenção para a campanha de vacinação da gripe, que inicia neste dia 23 de março. Primeiramente serão vacinados os funcionários da área da saúde e idosos. O planejamento é que para os idosos da cidade, a vacina seja feita no posto de saúde, e os idosos que moram no interior, receberão as equipes de vacinação nas comunidades, até mesmo por causa do Coronavírus, assim quem mora no interior não precisa vir até a cidade tomar a vacina.
Iury ressalta a grande importância de organização e planejamento do município e ainda pede o apoio não somente na questão do Coronavírus, mas também com a dengue. Ressalta que a campanha de vacinação da gripe é de extrema importância, porque ela elimina as suspeitas de H1N1 nas pessoas que necessitarem de atendimento.
Para encerrar, Zabolotsky reitera o chamado de alerta para a população, pois esse é um assunto que deve ser tratado com muita responsabilidade e sem desespero, e que cada pessoa deve fazer a sua parte e se cuidar para não repassar o vírus.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »