16/04/2020 às 08h52min - Atualizada em 16/04/2020 às 08h52min

Famurs aprova decisão de Leite que flexibiliza regras para a maioria das cidades

Correio do Povo

Após o governador Eduardo Leite ter anunciado, nessa tarde, a implementação do chamado “distanciamento controlado”, que mantém medidas restritivas de isolamento apenas em 48 cidades das regiões Metropolitana e da Serra, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) informou que já previa um regramento nesse sentido. A entidade também avaliou que, levando em conta dados científicos, os prefeitos se sentem mais seguros para embasar as decisões locais que tomarão.

“A demanda principal da Famurs é que precisamos ser guiados pela ciência, por estudos técnicos, valorizando a vida e a saúde de nossa população. Como não temos esta expertise, o Estado deve ditar as regras. Se o governador está agindo realmente com base nesses dados apresentados, o decreto atende as nossas expectativas”, afirmou, em nota, o presidente da Federação e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire (PDT).

Na prática, com a nova medida de flexibilização parcial, cabe aos prefeitos de 449 das 497 cidades gaúchas definirem regras próprias para o funcionamento do comércio e das atividades em geral.

Em 26 de março, em meio às medidas de isolamento adotadas pelo governador, Freire defendeu um decreto único para evitar a tomada de decisões diferentes em nível estadual. Na ocasião, o presidente da Famurs reiterou a necessidade de ações sanitárias para blindar a propagação do coronavírus. “Eu não vou juntar cadáver no meu município”, mencionou.

Veja as cidades onde as restrições ao comércio se mantêm:
Região Metropolitana de Porto Alegre

Alvorada
Araricá
Arroio dos Ratos
Cachoeirinha
Campo Bom
Canoas
Capela de Santana
Charqueadas
Dois Irmãos
Eldorado do Sul
Estância Velha
Esteio
Glorinha
Gravataí
Guaíba
Igrejinha
Ivoti
Montenegro
Nova Hartz
Nova Santa Rita
Novo Hamburgo
Parobé
Portão
Porto Alegre
Rolante
Santo Antônio da Patrulha
São Jerônimo
São Leopoldo
São Sebastião do Caí
Sapiranga
Sapucaia do Sul
Taquara
Triunfo
Viamão

Região Metropolitana da Serra Gaúcha

Antônio Prado
Bento Gonçalves
Carlos Barbosa
Caxias do Sul
Farroupilha
Flores da Cunha
Garibaldi
Ipê
Monte Belo do Sul
Nova Pádua
Pinto Bandeira
São Marcos
Santa Teresa
Nova Roma do Sul


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »