04/06/2020 às 08h12min - Atualizada em 04/06/2020 às 08h12min

Pandemia derruba o número de mortes no trânsito ao menor nível da série histórica no RS

GaúchaZH
Dados do Departamento Estadual de Trânsito do RS (Detran-RS) apontam que a pandemia de coronavírus diminuiu de forma significativa as mortes no trânsito no Estado. Levantamento feito entre janeiro e abril de 2020 aponta a perda de 443 vidas nas vias gaúchas, o menor número desde o início da série histórica do Detran-RS, em 2007. Para efeito de comparação, em 2019, foram 529 óbitos no mesmo período, redução de 16%. 
 

Os números apontam que a queda nos acidentes ocorreu especialmente entre março e abril, quando aumentaram os casos de coronavírus e diversas atividades comerciais e sociais foram suspensas. Em abril, por exemplo, foram 87 óbitos, 36% a menos do que no mesmo período de 2019. 
 

O diretor-geral do Detran-RS, Enio Bacci, afirmou que os indicadores do início de ano eram similares aos de 2019, mas a pandemia mudou drasticamente a rota:
 

— Sem dúvida, a pandemia tem gerado essa mudança drástica. As pessoas, saindo menos, expõem-se menos. O que a gente torce é que o motorista siga com esse pensamento e tenha mais cuidado. Não pela multa, mas porque a vida é frágil. O motorista poderá, sim, numa retomada de hábitos, ser alguém mais cuidadoso.
 

As estatísticas apontam ainda que o principal dia com acidentes com morte no Estado é sábado, especialmente durante a noite. Em 2020, a maioria das vítimas é de motociclistas (29%), seguidos dos condutores (25%). No ano anterior, eram os condutores que lideravam a estatística.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »