11/07/2020 às 16h53min - Atualizada em 11/07/2020 às 16h53min

Porto Xavier e municípios da região entram com recurso para permanecer na bandeira laranja

Jornal Fronteira em Notícia
Na tarde desde sábado (11), prefeitos da região, juntamente com o Coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santo Ângelo, Iury Sommer Zabolotsky, discutiram o retorno da região para a bandeira vermelha, classificada como risco alto, na busca de reverter para efeitos de bandeira laranja (risco médio), que não acarreta fechamento do comércio.
Os dados da 10ª semana do distanciamento controlado no Rio Grande do Sul foram divulgados ontem (10) e teve 15 regiões em bandeira vermelha. Apenas as regiões de Santa Maria, Ijuí, Uruguaiana, Bagé e Lajeado ficam com classificação laranja (risco médio).
Os prefeitos e associações municipais podem contestar os dados e enviar recurso até as 6h de amanhã (12). O mapa será oficializado na segunda-feira (13) e passará a vigorar entre 14 e 20 de julho.
Em entrevista para Rádio Amizade, logo após sair da web conferência, o prefeito Vilmar Kaiser disse achar injusto Porto Xavier estar entre os municípios com bandeira vermelha, tendo em vista o último boletem divulgado na sexta-feira (10), onde Porto Xavier consta com os 43 casos positivos de Covid-19 curados, possui apenas 7 monitorados com síndrome gripal e uma internação com síndrome gripal. Kaiser atribuiu Porto Xavier estar na bandeira vermelha, pelo fato de possuir uma internação entre os dias 24 a 26 de junho, onde o paciente testou positivo para Coronavírus, em exame realizado pelo laboratório Lacen, mas o mesmo já deu alta e está recuperado. Destacou ainda que na avaliação de toda a região, houve uma diminuição da contaminação, o que não motivaria a bandeira vermelha.
O prefeito destacou que seguirá com todas as medidas de prevenção e que não dá para ficar despreocupado.
 
Em caso de aglomeração, denuncie
Para ajudar na fiscalização dos decretos publicados pela prefeitura e governo do estado, como também prevenir o avanço do novo Coronavírus, a Prefeitura de Porto Xavier disponibilizou um canal de denúncia para a população que identificar o descumprimento das medidas impostas nos decretos. As denúncias podem ser feitas 24h através do número 55 9 9972-1271. O contato pode ser por ligação telefônica ou mensagem via aplicativo WhatsApp. Também poderá ser comunicada a Brigada Militar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »