28/07/2020 às 18h53min - Atualizada em 28/07/2020 às 18h53min

Oktoberfest Blumenau 2020 é cancelada

Pedro Machado / NSC Total
O anúncio foi feito na tarde de ontem (27) pelo prefeito Mario Hildebrandt em coletiva de imprensa online, quando a Prefeitura atualizou medidas restritivas em vigor no município.
No fim de maio, o município já havia anunciado a prorrogação da Oktoberfest de outubro para novembro, em função da pandemia. Na época, a prefeitura disse que bateria o martelo sobre o futuro da festa até o fim de agosto.
Pesou na decisão pelo cancelamento dos dois principais eventos turísticos de Blumenau — e os que geram mais aglomeração de pessoas — a falta de perspectiva de uma vacina para o novo coronavírus e a situação atual do quadro sanitário na cidade.
 
Pressão por definição
Desde o cancelamento da Oktoberfest de Munique, na Alemanha, ainda em abril, a Prefeitura de Blumenau vinha sendo cobrada para tomar uma decisão sobre o evento local.
Em várias ocasiões, Hildebrandt e o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, destacaram que não havia necessidade de se precipitar.
Ao jogar a definição para agosto, a prefeitura tentou ganhar tempo, avaliando o cenário de evolução da pandemia. Uma série de fatores, como o impacto econômico — movimentação de R$ 240 milhões na cidade e geração de 6 mil empregos —, cultura e tradição, estavam em jogo. Sem vacina e tratamento eficazes para a Covid-19, não havia outra saída a não ser cancelar o evento.
Recentemente, a prefeitura de São Paulo anunciou o cancelamento do tradicional Réveillon da Avenida Paulista e o Rio de Janeiro disse que fará adaptações na festa da virada. São eventos de grande porte que podem ter servido de parâmetro para a decisão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »