20/08/2020 às 09h22min - Atualizada em 20/08/2020 às 09h22min

Porto Xavier se encaminha para ter duas chapas que concorrerão nas eleições municipais de 2020

Jornal Fronteira em Notícia
Após várias tratativas, já se definiram as coligações que concorrerão ao pleito eleitoral de 2020 em Porto Xavier, e o Jornal Fronteira em Notícia vem, em primeira mão, confirmando as coligações PR/PP/PT e MDB/PDT.
Uma das chapas é composta pela coligação PR/PP/PT, tendo como candidato ao cargo de prefeito, pelo Republicanos, Gilberto Menin, Biba como é conhecido, e vice-prefeito, pelo PP, Osmar Steinbrenner, O Nico do Posto, como é conhecido. O PT se coligará na majoritária apoiando a chapa apresentada, por entender que é uma proposta nova e alinhada com sua visão da administração pública, uma vez que essa coligação passa a defender uma prefeitura alicerçada em projetos sociais, ouvindo a comunidade e trabalhando em prol do desenvolvimento socioeconômico e da geração de empregos.
A outra coligação será composta por MDB/PDT, tendo como candidato ao cargo de prefeito, Paulo Sommer e vice-prefeito Jandir Della Flora, ambos do MDB. A informação foi confirmada hoje (20), às 11h20min, pelo presidente do MDB, Fernando Berger Ferreira, que também divulgou o nome dos candidatos ao cargo de vereador, que irão para apreciação da convenção, sendo eles: Paulo Zilli, Edmilson Anger (Irinho), Noli da Rosa, Edemar Engroff (Lala), Berenice Kohl Piva, Micheli Krewer, Bernardete Franco de Lima, Fabia Godois Taube, Darci Armin Schlegel, Eloa Fraga e Pastor Juarez. Segundo Fernando, a proposta da coligação está pautada com relação à Saúde Pública de Porto Xavier.
O Jornal Fronteira em Notícia enviou ofício aos presidentes dos partidos políticos de Porto Xavier no dia 16 de julho, mas não obteve resposta oficial de todos. O ofício solicitava a indicação de possíveis nomes para concorrer ao pleito eleitoral de 2020, tanto para a chapa majoritária como para Câmara de Vereadores.
Foram oficiados Ovídio Kaiser, presidente do PP, Jeferson Shermann Ferreira, presidente do PT, Gilberto Domingos Menin, presidente do Republicanos, Fernando Berger Ferreira, presidente do MDB e Mário Rohr da Silva, presidente do PDT.
Em resposta, no dia 23 de julho, o representante do MDB escreveu o seguinte “O partido MDB ainda não fez a escolha dos representantes ao pleito de 2020, e aguardará as convenções partidárias, agradecemos a este meio de comunicação. ” O PDT respondeu, também no dia 23 de julho, que “nas eleições de 2020, o PDT de Porto Xavier terá como prioridade, em tese, concretizar apoio a uma provável coligação MDB/PT/PDT. O partido sempre prezou por uma postura firme em relação aos apoios. Quanto aos nomes que concorrerão ao pleito legislativo, estes estão sendo tratados internamente pelo diretório”. 
Já o PT, em resposta no dia 27 de julho, indicou os seguintes nomes: ao cargo de Prefeito e/ou Vice-Prefeito, Elder Weber Schropfer, Eloir Becker e Vilson Luis Theis; ao cargo de vereador(a), Bárbara Berbigier, Jeferson Schermann Ferreira, Irene Rieger Bratz, Andressa Bratz, Julio Andrade e Edemar Schropfer. Na data, informou que não tinha definição de coligação, pois estava em tratativas na construção da melhor aliança para cumprir seus princípios partidários correlacionados com a administração pública.
O PR, em resposta no dia 27 de julho, indicou os seguintes nomes: ao cargo de Prefeito, Gilberto Menin; ao cargo de vereador(a), Eli Terezinha de Alencastro, Nara de Oliveira, Clarice Dgrandi, Guilherme Zimmer, Adão Moreira da Silva, Eliomar Kretschmer, Valter Doneda, Homero Fioraventi, Sandra Sapper e Eliseu Silva da Rosa; nesta data, Gilberto comenta que houve conversas com o Partido Progressista e o Partido dos Trabalhadores, com uma possível coligação, com indicação de vice de um dos partidos. Ressalta também que ouve conversas com integrantes do MDB com intuito de juntar todos os partidos para uma construção por Porto Xavier.
O PP, em resposta ao ofício, comunicou o Jornal Fronteira em Notícia, que no dia 19/08 teriam uma conversa com seus integrantes e seriam repassadas as informações.
A reportagem do Fronteira em Notícia manteve contato ontem (19/08), com alguns representantes dos partidos. O presidente do PP, Ovídio Kaiser, por telefone, confirmou a coligação e ressaltou que todos os assuntos foram encaminhados pelo diretório. Informou ainda a aprovação do partido pela coligação PR/PP/PT. Finalizou dizendo que está muito feliz por esta coligação e que será construído um grande projeto pelo município.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »