09/08/2021 às 16h28min - Atualizada em 09/08/2021 às 16h28min

Hospital Conceição registra duas primeiras mortes provocadas pelo surto de coronavírus

GaúchaZH

Hospital Nossa Senhora Conceição, em Porto Alegre, registrou as duas primeiras mortes provocadas pelo surto de coronavírus. As vítimas são uma mulher e um homem. Ambos eram pacientes e estavam internados em UTIs. Os óbitos já foram notificados à Vigilância em Saúde da Capital. 

Segundo a médica epidemiologista Ivana Varella, coordenadora do núcleo de epidemiologia do hospital e integrante do gabinete de crise, a primeira morte ocorreu na noite de quinta-feira (5) da semana passada. A paciente, uma mulher de 58 anos, havia sido internada no dia 8 de julho com quadro de insuficiência hepática e apresentou sintomas de covid-19 no dia 26.

Sua morte foi notificada 24 horas depois e só foi relacionada ao surto nesta segunda-feira (9), quando a equipe médica consolidava os dados de todas as pessoas envolvidas no surto.

- Nós tivemos a morte de uma paciente, sexo feminino, que ocorreu no dia 5. Como o fluxo do hospital é fazer a notificação imediata, o óbito foi notificado no dia 6, porque temos 24 horas para notificar, mas só relacionamos esse óbito ao surto porque hoje estávamos fazendo a planilha de consolidação dos dados dos pacientes. Atualizando esses dados, identificamos que a paciente já notificada pertencia ao surto - diz a médica Ivana, responsável por investigar o surto no hospital. 

Já o homem tinha 78 anos e havia sido internado no Conceição no dia 7 de julho por problemas do trato gastrointestinal. Ele foi infectado 15 dias após dar entrada. Com a doença, sofreu um quadro de trombose pulmonar e a causa da morte, no domingo (8), foi insuficiência respiratória aguda. 

- Ele tinha comorbidade cardíaca, renal, era um paciente com insuficiência renal crônica. Teve um agravamento pulmonar provocado pela covid. A causa da morte foi insuficiência respiratória aguda - confirma a médica. 

O surto no Conceição totaliza 54 pessoas até a tarde desta segunda-feira, sendo 39 pacientes e 15 funcionários. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »