16/08/2021 às 14h12min - Atualizada em 16/08/2021 às 14h12min

Sobe para 110 o número de casos confirmados em surto de covid-19 no Hospital Conceição

GaúchaZH

Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, confirmou novos casos de covid-19 decorrentes de um surto que atinge a instituição desde o início do mês. A atualização divulgada na manhã desta segunda-feira (16) informa que o total de diagnósticos positivos subiu de 107 para 110 — são 35 profissionais de saúde e 75 pacientes.

O destaque positivo é que não houve registro de novas mortes entre domingo e esta segunda-feira. No total, dez pessoas já morreram em decorrência do surto, todas pacientes — o caso mais recente é de uma uma idosa de 78 anos com comorbidades.

Dos 75 pacientes infectados pela doença em 15 áreas do hospital, 47 já receberam as duas doses da vacina. Na atualização desta segunda-feira, 45 seguem hospitalizados em enfermarias, seis estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 já receberam alta, além dos dez óbitos.

Já entre os profissionais de saúde, foram oito áreas afetadas. Do total de 35 diagnosticados com covid-19, 26 estão em isolamento domiciliar, um está hospitalizado, dois receberam alta e seis já retornaram ao trabalho. Segundo o Conceição, 29 colaboradores estão com o esquema vacinal completo.

Em vídeo divulgado no domingo (15), a coordenadora do Serviço de Epidemiologia do hospital, Ivana Varella, informou que o pico de amostras positivas de pacientes ocorreu entre 4 e 10 de agosto, e, entre profissionais de saúde, de 6 a 9 de agosto. Conforme a especialista, não houve novas áreas afetadas nos últimos dias:

— Estamos agora em uma fase de estabilização e, provavelmente nos próximos dias, nós vamos estar monitorando cada vez mais as medidas restritivas. O surto será considerado encerrado quando não houver aparecimento de novos casos entre 14 dias.

Como medida de controle, as visitas estão suspensas por tempo indeterminado e a emergência atende somente casos graves, enviados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As cirurgias eletivas também estão suspensas, exceto as oncológicas.

Outras instituições

Além do Conceição, outros dois hospitais de Porto Alegre registraram surtos de covid-19 e são monitorados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e pela Vigilância em Saúde da Capital.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre informou que nenhum novo caso de covid-19 foi identificado desde o último dia 10. Assim, o total permanece em oito. Todos os trabalhadores infectados continuam com quadros leves e seguem em acompanhamento pela equipe médica.

Para esta segunda-feira, estão agendadas duas coletas de colaboradores da área do surto que estavam afastados desde o início dos sintomas. O hospital segue monitorando a situação e afirma que a situação se encaminha "para um cenário de contenção".

A instituição afirma que segue cumprindo medidas já divulgadas anteriormente: afastamento de casos suspeitos, trabalho remoto para funcionários com atividades que não necessitam ser realizadas presencialmente, intensificação do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e reforço de orientações básicas pelas áreas técnicas. Ainda conforme o hospital, as consultas e procedimentos agendados estão mantidos.

Já o Hospital Vila Nova informou que os dados divulgados no domingo não sofreram alterações nesta segunda-feira. No total, 18 funcionários e 29 pacientes foram infectados em um surto de covid-19, somando 47.

Segundo a Associação Hospitalar Vila Nova, o surto detectado no início do mês aconteceu na Unidade 1, que comporta 60 leitos, e está praticamente controlado, sem novos contágios identificados. O último diagnóstico positivo entre pacientes foi no dia 2 de agosto. Entre os funcionários, foi no dia 6.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »