31/08/2021 às 14h28min - Atualizada em 31/08/2021 às 14h28min

Estados Unidos divulgam imagem do último soldado a deixar o Afeganistão

GZH
 

Banhado pela luz verde de uma luneta de visão noturna, o major general do Exército dos Estados Unidos, Chris Donahue, foi o último soldado americano a subir no C-17 da força aérea americana na noite de segunda-feira (30), segundo o Departamento de Defesa do país. A imagem do comandante, que marca o final da ocupação de 20 anos no Afeganistão, foi divulgada pelo Comando Central dos EUA. 


Usando armadura e capacete, o comandante do Exército dos EUA carregava sua arma na mão direita e mantinha olhos baixos durante sua caminhada. Atrás dele, é possível ver um hangar do aeroporto de Cabul. 

O último avião das forças armadas dos Estados Unidos deixou a capital afegã no final da tarde desta segunda-feira (30), segundo o governo americano. O prazo limite para saída das tropas era esta terça-feira (31). 

— Embora a evacuação militar tenha sido concluída, continua a missão diplomática para assegurar a saída de mais cidadãos americanos e afegãos elegíveis que queiram partir —acrescentou o chefe do Comando Central dos Estados Unidos a cargo do Afeganistão.

 Com a saída dos americanos, o Talibã, que voltou ao poder no país asiático no dia 15 deste mês, retomou o controle do aeroporto, por onde dezenas de milhares de estrangeiros e aliados deixaram Cabul nos últimos dias, em cenas de desespero pela busca de um lugar nos voos e aviões superlotados. 

O presidente dos EUA, Joe Biden, deve fazer um pronunciamento na tarde de hoje para explicar a decisão de não estender a retirada das tropas para além do prazo estabelecido.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »