21/12/2021 às 15h46min - Atualizada em 21/12/2021 às 15h46min

Sobe para 12 número de casos confirmados da variante ômicron em Porto Alegre

Correio do Povo

Desde o dia 10 de dezembro, a Secretaria de Saúde de Porto Alegre já confirmou 12 casos da variante ômicron. Três deles foram notificados nesta terça-feira. Eles têm vínculo epidemiológico entre si, mas não relação conhecida com casos confirmados anteriormente. De acordo com a pasta, estas pessoas não têm histórico de viagem. As amostras serão encaminhadas para sequenciamento total. 

Dos 12 casos, nove registros têm vinculação com casos importados - quatro são de viajantes procedentes do exterior, e cinco contatos com essas pessoas. Os três mais recentes teriam sido infecções contraídas na cidade. 

Como medida de prevenção e controle frente à nova variante, a Secretaria de Saúde pede atenção redobrada à vacinação contra Covid-19, incluindo a aplicação da dose de reforço para todos os indivíduos acima de 18 anos, de acordo com a vacina recebida e/ou condição de saúde:

- a partir de quatro meses da aplicação da segunda dose, de acordo com escalonamento definido pela SMS;
- a partir de dois meses da dose única; e
- a partir de 28 dias da segunda dose para imunossuprimidos.

Também devem ser reforçadas medidas preventivas como o distanciamento social, a frequente higienização das mãos, o uso correto de máscaras, a ventilação natural de ambientes e o isolamento de casos suspeitos e confirmados e seus contatos.  

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »