11/01/2022 às 08h50min - Atualizada em 11/01/2022 às 08h50min

Dupla é presa tentando aplicar o “golpe do cartão” em idoso de São Luiz Gonzaga

Rádio Missioneira
 

No final da tarde desta segunda-feira (10), agentes da Draco e da Delegacia de Polícia de São Luiz Gonzaga realizaram a prisão de dois homens na zona central de São Luiz Gonzaga que tentaram aplicar o “golpe do cartão” ou “golpe do motoboy ” em um idoso.

A dupla vinha sendo monitorada por agentes da Draco, que realizaram a prisão dos criminosos no momento exato em que tentavam aplicar o golpe. Depois de presos, ambos foram conduzidos ao Presídio Regional de São Luiz Gonzaga.

Esse tipo de golpe tem crescido em diferentes regiões do país e aumentou especialmente no período da pandemia, sendo que vítimas idosas são as preferidas dos criminosos.

A Polícia Civil alerta a comunidade e região que possui fotografias dos presos e eventuais outras vítimas podem comparecer na Draco de São Luiz Gonzaga pra reconhecimento. Acredita-se que outras pessoas tenham sido lesadas pela dupla na região.

ENTENDA O GOLPE

A vítima recebe uma ligação telefônica do golpista que se passa por um funcionário de estabelecimento bancário. Ele informa que o cartão da vítima foi clonado e que deve ser bloqueado. O falso funcionário solicita dados da vítima, inclusive a senha e recomenda que o cartão seja cortado ao meio. Em seguida, o golpista diz que um motoboy vai até o endereço para recolher o cartão para analisar possíveis compras irregulares. O detalhe é que ao cortar o cartão ao meio, o chip não é danificado. Então, com senha e chip disponíveis, os golpistas realizam compras em estabelecimentos diversos.

COMO AGIR

Desligue o telefone e consulte seu gerente sobre alguma irregularidade. Nenhum banco pede o cartão de volta ou oferece para buscá-lo em casa. Quando precisar destruir seu cartão, corte em várias partes e não deixe o chip inteiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »