03/02/2022 às 09h21min - Atualizada em 03/02/2022 às 09h21min

Confirmada a reabertura das fronteiras em Porto Mauá, Porto Xavier e Porto Vera Cruz

Jornal Noroeste

O Governo Argentino autorizou na quarta-feira (02) a reabertura dos portos internacionais que fazem fronteira com as cidades gaúchas de Porto Mauá, Porto Xavier e Porto Vera Cruz, que estão na fronteira com Alba Posse, San Javier e Panambi, na Argentina, respectivamente. Com isso, a partir do sábado (05). O documento autorizando a entrada de estrangeiros via os três trechos foi assinado pela  ministra da saúde argentina Paulo Vizzotti e pelo ministro do exterior, Eduardo Henrique de Pedro e pelo Governador da Província de Misiones Oscar Herrera Ahuada. Ainda estão incluídos os trechos entre San Antonio – San Antonio, Paso de la Barca –Pepirí Guazú – San Pedro – Sao Miguel – Sao Miguel do Oeste.

Os trechos anunciados estão fechados há 23 meses, criando problema econômico, no comércio local de fronteira, para os dois lados. Os prefeitos da região comemoraram a reabertura, entre eles o chefe do executivo de Porto Mauá, Nego Weiss, que destacou que durante o dia serão informadas algumas regras para acessar a Argentina. "Durante o dia divulgaremos as exigências argentinas, e se precisará passaporte vacinal ou exame de covid-19".

O acesso entre essas cidades é feito por balsa, pelo Rio Uruguai. No início da semana a Secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos, levou a demanda para a reunião virtual da Divisão de América do Sul, do Itamaraty, nesta tarde. O Conselheiro Eduardo Pereira Ferreira, que tem colaborado ativamente nas questões bilaterais da região, solicitou apoio das Embaixadas do Brasil em Buenos Aires e da Argentina, em Brasília, para ampliar os Corredores Seguros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »