15/02/2022 às 10h57min - Atualizada em 15/02/2022 às 10h57min

Incêndios em Corrientes, na Argentina, já queimaram 518 mil hectares

Jornal Missiones Online
Foto: reprodução/Missiones Online

Os incêndios seguem atingindo a província de Corrientes, na Argentina, que faz fronteira com o Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, 518 mil hectares já foram afetados pelas chamas, com perdas de milhões para a pecuária, cultura do arroz e plantações de pinus, erva-mate e chá. A área devastada corresponde a quase 6% da superfície total da província.

A região mais atingida pelo fogo é o Parque Nacional Iberá, no município de  Ituzaingó. No último sábado (12), a fumaça oriunda dos incêndios que atingiram a área de preservação chegaram até o Noroeste gaúcho, cobrindo a região das Missões.

A província de Corrientes alega falta de assistência por parte do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O ministro Juan Cabandié, por sua vez, acusou o governador correntino Gustavo Valdés de negligenciar o fato.


Após a polêmica, o governo de Corrientes tomou a decisão de contratar, com fundos próprios, três aviões hidrantes que operam a partir de bases diferentes. O governador declarou estado de emergência e desastre agropecuário por seis meses devido à seca e aos incêndios rurais.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »