03/03/2022 às 10h01min - Atualizada em 03/03/2022 às 10h01min

Receita libera hoje serviços do Imposto de Renda com conta gov.br

Período de entrega de declaração começa no próximo dia 7

Correio do Povo

Todos os serviços relativos ao Imposto de Renda que a Receita Federal oferece online estarão disponíveis para os cidadãos a partir desta quinta-feira. Mas só terão acesso a eles as pessoas que possuem conta gov.br no nível ouro ou prata, que demandam mais autenticações como reconhecimento facial e autorização via aplicativo.

O período de entrega da declaração do IR 2022 começa na próxima segunda-feira, 7 de março, e vai até 29 de abril. A expectativa da Receita Federal é que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o fim do prazo.

A consulta sobre os serviços é feita via portal e-CAC, Centro Virtual de Atendimento, no site da Receita Federal. Todos os serviços do Imposto de Renda que estão no e-CAC, que antes exigiam certificado digital ou tinham algumas restrições de acesso, a partir de hoje estarão disponíveis para quem tem conta gov.br no nível ouro ou prata.

As contas gov.br do nível bronze não darão acesso a esses serviços. Segundo a Receita, a legislação não permite que esse tipo de conta tenha acesso a dados sigilosos.

São mais de 50 serviços, como o acesso a cópias de declaração, de recibo de entrega de declaração, de multa do Imposto de Renda, visualização de cotas a pagar, emissão de Darf, entre outros.

Declaração 2022

Algumas funcionalidades relativas à declaração do Imposto de Renda 2022 também estarão disponíveis para quem possui conta gov.br no nível ouro ou prata, mas em datas posteriores, de acordo com o calendário da declaração do Importo de Renda deste ano.

A partir do dia 7 de março, data em que o PGD (Programa Gerador da Declaração) e os aplicativos para dispositivos móveis estarão disponíveis, será possível importar os dados do carnê-leão de apuração mensal do imposto; salvar e recuperar online a declaração; consultar a situação da declaração 2022.

Já a partir do dia 15 de março, será liberada a utilização da declaração pré-preenchida.

Cronograma do IR 2022

• 3/mar: habilitação dos serviços de imposto de renda com conta gov.br
• 7/mar: disponibilização dos programas (PGD e APP) e início da entrega da declaração
• 15/mar: disponibilização da declaração pré-preenchida
• 29/abr: último dia para envio da declaração

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »