11/03/2022 às 16h36min - Atualizada em 11/03/2022 às 16h36min

Melo anuncia fim da obrigatoriedade de máscaras em ambientes abertos em Porto Alegre

Correio do Povo

Após reunião com o governo, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou nesta sexta-feira que Porto Alegre irá retirar a obrigatoriedade de máscaras de proteção contra a Covid-19 em espaços abertos. Melo não especificou uma data, mas ressaltou que um decreto sobre o assunto será publicado "em breve". De acordo com o chefe do Executivo Municipal, a decisão sobre a flexibilização leva em consideração a realidade da pandemia e da vacinação na Capital. 

Melo antecipou também um encontro marcado para a próxima sexta-feira (18) para avaliar o uso ou não de máscaras em ambientes fechados.

Nessa quinta-feira, o prefeito afirmou que a gestão enfrenta a pandemia com responsabilidade. “Em momentos cruciais, a Capital atuou de forma prudente e cancelou eventos de grandes aglomerações, como Réveillon, o que não se viu no litoral ou em outras regiões, em nível estadual”, ressaltou. 

Segundo ele, o avanço da vacinação e a queda nos indicadores de contágio e ocupação da rede hospitalar contribuem para iniciar a construção do melhor caminho para desobrigatoriedade do uso de máscaras. “Agora, felizmente diante de um cenário de retração da pandemia e com ampla cobertura vacinal, chegou o momento de avançar na reflexão sobre as máscaras sem demagogia e ideologia, mas com base nos dados da saúde e na ciência”, disse. 


Flexibilização no Estado 

Nessa quarta-feira, o Gabinete de Crise para Enfrentamento da Pandemia no RS do governo estadual anunciou que encomendou um estudo aos técnicos da administração e ao Comitê Científico para avaliar a mudança de obrigação para recomendação do uso de máscaras em ambientes ao ar livre durante De acordo com o Executivo, não há prazo ainda para a definição da análise e da possível mudança. 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »