22/03/2022 às 14h06min - Atualizada em 22/03/2022 às 14h06min

Ciclone e frente fria devem provocar chuva intensa em todo o RS

Segundo a MetSul Meteorologia, o tempo começa a mudar entre quarta-feira e quinta-feira

Correio do Povo

A MetSul Meteorologia alertou nesta terça-feira para a probabilidade de chuva volumosa e excessiva em diversas áreas do Rio Grande do Sul nos próximos dias. Também existe a chance de episódios de tempo severo como vendavais e queda de granizo que podem causar danos em alguns pontos.

Segundo a MetSul, trata-se de um complexo cenário meteorológico, mais comumente observado em meses de final do outono e do inverno. Essa instabilidade é consequência de uma frente quente e, depois, por uma frente fria associada a um ciclone extratropical na Argentina e no Rio da Prata. 

Uma área de baixa pressão térmica vai organizar uma frente quente sobre o Estado durante a quarta-feira enquanto na Argentina uma área de baixa pressão começa a se aprofundar. Na quinta, a baixa pressão ganha força rapidamente sobre a província de Buenos Aires, dando origem a um ciclone extratropical.

O ciclone migrará na sequência para a área do Rio da Prata entre as cidades de Montevidéu e na capital argentina.

O tempo começa a mudar já nesta terça, com aumento de nuvens e chuva no oeste, centro e em parte do sul gaúcho. No decorrer da quarta e no começo da quinta, a instabilidade vai se generalizar com chuva e temporais. Ainda na quinta, o tempo começa a melhorar a partir do oeste e do sul, enquanto na sexta o tempo deve permanecer firme em grande parte do Estado.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »