26/03/2022 às 09h18min - Atualizada em 26/03/2022 às 09h18min

Final de semana é recheado de atrações para celebrar os 250 anos de Porto Alegre

Correio do Povo

A programação dos 250 anos de Porto Alegre está recheada de atrações para toda a família. Eventos culturais, esportivos e gastronômicos estão previstos na programação, que estará espalhada pela cidade. O aniversário da cidade é celebrado no sábado, mas, neste final de semana, diversas atividades serão realizadas pela prefeitura. Entre os eventos previstos, estão a entrega do Paço Municipal para a Secretaria de Cultura, bolo comemorativo no Largo Glênio Peres, 18ª Corrida de Aniversário e almoço na Ilha da Pintada. Outros estão agendados para os próximos meses.

O secretário extraordinário para os 250 Anos, Rogério Beidacki, avalia que Porto Alegre está vivendo um “momento muito lindo depois de praticamente dois anos de escuridão”, e, por isso, convida a comunidade a prestigiar os eventos em celebração a esta data tão especial. “O aniversário é de Porto Alegre e dos porto-alegrenses. E nós estamos com uma programação que se estende durante todo o ano. Queremos comemorar com a população de alma e de coração, tanto os que nasceram quanto os que adotaram a cidade”, diz ele.

Há, ainda, eventos da iniciativa privada e promovidos por organizações como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que levará uma performance de dança comemorativa ao aniversário da capital. Um dos grandes destaques é o Baile da Cidade, agendado para o sábado, a partir das 17h, no Parque da Redenção, com show confirmado da cantora Maria Rita e tributo a Cristiano Araújo, entre outros. Outras atividades já foram realizadas pela prefeitura, como o Feirão de Empregos, no Sine, e o Concerto Especial 250 Anos, no Theatro São Pedro, além de atrações artísticas, a exemplo da Exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, na Orla do Guaíba.

“A população pode visitar o site dos 250 Anos e conferir em quais eventos quer participar. A maioria deles é gratuita e ao ar livre. Todos são muito bem-vindos”, reforça o secretário Baidecki. O endereço eletrônico é 
www.poa250anos.com.br. Ali estão disponíveis as próximas atrações, assim como galerias de fotos das anteriores. Ao todo, de acordo com a Administração Municipal, estão previstas mais de 200 atrações que promovem o esporte, cultura, turismo, inovação e lazer até o dia 31 de dezembro.


Dia 26 – Sábado

9h - Missa Oficial dos 250 anos de Porto Alegre na Catedral Metropolitana, com o Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler.

10h30min - Solenidade de aniversário do Colégio Militar que completa 110 anos de sua fundação. Cerimônia ocorre na Redenção (Av. José Bonifácio, 363).

11h - Solenidade de entrega do Paço Municipal para a Secretaria da Cultura, com apresentações musicais e bolo comemorativo no Largo Glênio Peres. O Paço Municipal se tornará um grande legado cultural para a cidade como presente de aniversário nos 250 anos e, a partir dessa data, vai se chamar Museu de Arte de Porto Alegre. Uma placa marcando a data será inaugurada, além da abertura de uma exposição especial na Sala Aldo Locatelli.

12h - Parabéns para Porto Alegre e distribuição de bolo de aniversário, no Largo Glênio Peres. Um bolo em formato de 250 anos, recheado com o tradicional beijinho, será dividido em 3.300 fatias. Confeccionado por meio de uma parceria entre Zaffari, Uniritter, Comercial Martini, loja que faz parte do Mercado Público, e Nestlé, começará a ser montado às 7h30min e será servido a partir das 11h.

14h às 22h - Shows na Rua 26 de Março, na esquina Estrada Martins Felix Berta. O projeto Porto Alegre é aqui - 250 anos, é uma iniciativa idealizada pela ONG SUVE (Sociedade União da Vila dos Eucaliptos) e tem por objetivo trazer um olhar contemplativo sobre Porto Alegre, mostrando que as periferias também fazem parte da cidade e comemoram o aniversário da Capital.

Atrações:

14h – Alma Gaudéria / 14h40min - MC PC / 15h – Banda Gospel / 15h20min - UBC. Nayo / 15h40min - Alan ZN / 16h - Oriundos do Gueto / 16h20min – Negro Moura / 16h40min – Mister Deco / 17h – Samba do sorriso / 17h20min – Breaking / 17h40min – Strof / 18h – MC PC / 18h20min – D.Trinca / 18h40min – DRUA / 19h – Nego provocante / 19h20min – Terminal 470 / 19h40min – Chappa / 20h – Ticolé / 21h – Pagode Dorinho

17h - Baile da Cidade, no Parque da Redenção. O evento terá grandes atrações, com destaque para show da cantora Maria Rita, às 20h, com a participação da Dupla Prettos, e também para tributo a Cristiano Araújo. A expectativa é de que mais de 15 mil pessoas participem da festa. Atrações: Participação da escola de samba - Apresentação Escola de Samba União da Vila IAPI + som Dj / 17h30min – DJ Cássia / 18h15min – Banda Municipal com a participação de Isabela Fogaça / 19h – Apresentadores da Rádio 104FM e Liliana Cardoso / 19h15min – André Damaceno / 20h – Maria Rita / 21h30min – DJ cabeção / 22h15min – Tributo a Cristiano Araújo.

Dia 27 – Domingo

8h - Largada da 18ª Corrida de Aniversário alusiva aos 250 anos de Porto Alegre. O evento é organizado pelo Sesc e tem o apoio da prefeitura. A largada ocorre a partir do Largo Glênio Peres (percurso pela Orla do Guaíba)

10h - Evento na Ilha da Pintada com almoço tradicional de tainha na taquara. O embarque será às 10h no Gasômetro, no Barco Porto Alegre. Na ilha, será inaugurado, às 11h, o monumento ao Peixe Pintado, além de apresentações culturais açorianas. Entrada: Ingressos para ida de barco / almoço pago / evento na ilha aberto ao público. Local: Gasômetro e Ilha da Pintada (Colônia Z5)

16h - O Ballet da UFRGS, atividade de extensão do Curso de Licenciatura em Dança, preparou uma performance de dança comemorativa aos 250 anos de Porto Alegre. O evento, em parceria com a Orquestra do Instituto de Artes da Universidade, ocorrerá no sábado, dia 26, de forma itinerante, em diversos pontos do Centro Histórico da cidade. As apresentações começarão na frente do Theatro São Pedro, com paradas no centro da Praça da Alfândega, Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mário Quintana, Escadaria da Igreja das Dores e Praça do Tambor. O encerramento será na Orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro.

17h - Shows na Orla com Vera Loca, Rock de Galpão e Hique Gomes. Entrada: aberto ao público.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »