28/03/2022 às 16h05min - Atualizada em 28/03/2022 às 16h05min

Quem é Ranolfo Vieira Júnior, vice que assume a vaga de Eduardo Leite no governo do RS

Vieira Júnior é servidor público há 36 anos e atua ao lado de Leite desde 2019

Correio do Povo

Com a renúncia de Eduardo Leite ao governo do Rio Grande do Sul, o vice da chapa, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) assume como o novo chefe do Executivo estadual até o final deste ano. A decisão de Leite foi comunicada no início da tarde desta segunda-feira. Na mesma ocasião, o agora ex-governador comunicou a permanência no seu partido, o PSDB.

Natural de Esteio, Vieira Júnior é servidor público há 36 anos e atua ao lado de Leite desde 2019. Além do cargo de vice, acumula a Secretaria de Segurança Pública, pasta pela qual anunciou diversos incrementos, principalmente em estrutura policial, como viaturas, armas, equipamentos e reposição de efetivos.

O político é formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Ingressou na Polícia Civil em 1998, como delegado, em Rio Grande. Na função, dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) por seis anos, liderando diversas operações de combate à criminalidade no Estado.

Por quatro anos, foi chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, onde criou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e presidiu o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. Como secretário de Segurança Pública, atuou em Canoas entre 2017 e 2018.  Vieira Júnior também foi professor licenciado da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) por 14 anos e da Academia da Polícia Civil (Acadepol/RS) por 10 anos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »