08/04/2022 às 10h30min - Atualizada em 08/04/2022 às 10h30min

Realizada a primeira captação de órgãos do ano no Vida & Saúde

A morte encefálica de um paciente de 72 anos, desencadeou um ato de solidariedade que salvará outra vida, através da doação de rins.

Jornal Noroeste

O Hospital Vida & Saúde realizou na quarta-feira (6) a primeira captação de órgãos de 2022. A morte encefálica de um paciente de 72 anos, desencadeou um ato de solidariedade que salvará outra vida, através da doação de rins.

Organizada e acompanhada pela Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital, a captação foi realizada por uma equipe de profissionais da Central de Transplantes do Estado, que se deslocou de Porto Alegre. O médico santa-rosense Mohamad Hamaqui, cirurgião do aparelho digestivo, foi um dos profissionais envolvidos no procedimento.

A última captação de órgãos realizada no Hospital Vida & Saúde havia sido registrada em 2019. Desde então, os profissionais da CIHDOTT intensificaram as ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

Para a família do doador, o ato representou generosidade e novas possibilidades para outra pessoa: “A gente pensou em salvar vidas, já que meu pai não tinha volta. E se ele tivesse esperando um órgão, sabemos o quão felizes nós ficaríamos se ele recebe”, declarou uma das filhas do doador.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »