27/06/2019 às 14h44min - Atualizada em 27/06/2019 às 14h44min

DNIT abrirá licitação para projeto executivo final da Ponte Internacional Porto Xavier-San Javier

Ovídio Kaiser
                  Em contato com o Secretário do Desenvolvimento, Turismo e Mercosul Ovídio Kaiser, nos fez um relato sobre sua viajem a Brasília:

                   Nesta semana estivemos em Brasília juntamente com a Comissão Pró-Ponte/AMM, para uma nova arrancada na consolidação de nosso ambicioso Projeto da Ponte Internacional Porto Xavier-San Javier.
                   A comitiva acompanhada pelo Senador Luiz Carlos Heinze foi recebida pelo Vice-Presidente da República, Gal. Hamilton Mourão que é Gaúcho e conhece a Região, pois foi comandante do Exército Brasileiro em Ijuí que prometeu todo o apoio inclusive de conversar com o Ministro Tarcísio da Infraestrutura sobre nosso Projeto. 
                   No Ministério da Infraestrutura com Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, selamos uma proposta para o DNIT contratar o Projeto Executivo Final da Ponte, o que foi referendado em outra reunião com o Diretor Geral do DNIT, general Santos Filho e o Diretor de Planejamento da autarquia eng. Luiz Guilherme com equipe.
                   Em síntese: vencida a etapa do Anteprojeto contratado pela Prefeitura Municipal de Porto Xavier, partimos agora para a segunda etapa que constitui na elaboração do Projeto Final da obra incluídas aí as devidas licenças ambientais. A abertura do Processo licitatório do Projeto será feito nos próximos dias.
                   O assunto da Ponte foi tratado também na reunião da Bancada Gaúcha que se realizou na sequência, no próprio DNIT, onde foram apresentadas todas as demandas de obras do Estado do Rio Grande do Sul, inclusive dos Projetos e Estudos previstos, oportunidade em que o Diretor Geral da autarquia mencionou o Projeto da Ponte e frisou que o DNIT, fará a elaboração do Projeto Executivo final.
Na oportunidade também foi firmado compromisso de manter recursos através de Emenda Impositiva para esta obra.
                   Outras agendas importantes para a região foram desenvolvidas na Capital Federal, entre estas destacamos a Reunião realizada com a Presidente do IPHAN, sobre os investimentos e projetos dos Sítios arqueológicos e de um Plano que será desenvolvido para os 26 municípios que integram a AMM.
                   No Ministério do Turismo, tratamos com o Ministro sobre a captação dos Recursos destinados para a Região, através do BID; no Ministério da Saúde sobre o Hospital Regional de Santo Ângelo; no Ministério da Cidadania, Esportes e Cultura na liberação de recursos através do PAC das cidades Históricas e no Congresso Nacional na liberação de emendas parlamentares para os Municípios.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »