08/07/2019 às 18h46min - Atualizada em 08/07/2019 às 18h46min

Geadas severas devem trazer perdas para agricultura em Porto Xavier e região

Jornal Fronteira em Notícia
Os agricultores já começam a sentir as consequências das geadas severas que assolaram Porto Xavier e região nos últimos dias, inclusive com registros de temperaturas negativas.
Segundo dados levantados pelo escritório da Ascar-EMATER de Porto Xavier, as culturas de soja e milho já tiveram a colheita encerrada. O trigo está em fase de desenvolvimento vegetativo e deve ter perdas. A cana-de-açúcar teve até então clima favorável, apresentando áreas com ótimo desenvolvimento. No entanto, com a forte formação de geada, perdas devem ocorrer, porém, até o momento, não é possível estimá-las, pois a cultura leva alguns dias para apresentar os danos.
Em relação a cultura de mandioca, que sofre com a geada, a EMATER informou que, prevendo o frio, os produtores já haviam armazenado a rama.
Em relação à horticultura, nas áreas comerciais não foram registrados danos, pois muitas das culturas mostram resistência ao frio. Já em relação à produção de tomate, mesmo dentro das estufas, a cultura apresentou perdas de 50% de produção.
Em relação à fruticultura, estima-se perdas na produção de mamão, banana e abacaxi.
Ainda são esperados dias de frio intenso para a região entre segunda (08) e terça-feira (09). A partir de quarta, a massa de ar polar deve perder força, segundo o site Climatempo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »