23/07/2019 às 17h43min - Atualizada em 23/07/2019 às 17h43min

Plantio de trigo é concluído no RS sem percalços

Grupo Fronteira Missões
Fernando Gomes - Agência RBS

O plantio de trigo no Rio Grande do Sul, em área de 740 mil hectares, chegou ao fim sem nenhum percalço climático — motivo de comemoração, levando em conta o retrospecto de anos anteriores. Nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo, as lavouras estão sendo beneficiadas por condições favoráveis.

 
— O tempo frio e seco das últimas duas semanas contribuiu para o bom desenvolvimento das plantas — destaca Dartanhã Luiz Vecchi, gerente regional adjunto da Emater Passo Fundo.
 
A elevação das temperaturas na última semana favoreceu a aplicação de herbicidas e adubação nitrogenada. Em lavouras de Sarandi, no Norte, é possível ver a fase inicial do perfilhamento das plantas.
 
— Os agricultores estão focados agora no monitoramento de pragas e doenças, com pouca incidência devido à baixa umidade do solo — completa Vecchi.
 
Diferentemente do Paraná, as lavouras gaúchas não foram afetadas pela geada.
 
— Está tudo correndo bem até o momento. Vamos torcer que continue assim até o final da safra — indica Hamilton Jardim, presidente da Câmara Setorial das Culturas de Inverno do Ministério da Agricultura, que fará a próxima reunião no dia 28 de agosto, durante a Expointer, em Esteio.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »