Ou “lutar”, ou “brigar”, ou “competir”. Ou, ainda, todas elas juntas. Em qualquer entrevista concedida por colorados nos últimos dias, projetando a volta à Libertadores da América, essas palavras foram repetidas. Todas ou pelo menos uma delas. Com esse espírito, de competição e de superação, o Inter encara o Nacional, às 19h15min, no estádio Parque Central, em Montevidéu.
“Vai ser um jogo difícil, complicado. O Nacional compete bastante, briga bastante. E nesse aspecto é bem parecido com a gente. Vamos procurar manter o nosso padrão, que é recuperar a bola o mais rápido possível e brigar. Temos que ser intensos no jogo”, enfatizou o volante Edenilson, já em Montevidéu. Ainda em Porto Alegre, um dia antes, Paolo Guerrero deu um discurso parecido, como se fosse ensaiado: “Eles (Nacional) não param, lutam até o final. Por isso, temos que fazer a mesma coisa: lutar, competir, dividir, que é o nosso DNA, e jogar o futebol. Se fizermos isso, vamos criar chances de gol”.
Como o próprio Guerrero afirmou, além de lutar, brigar e competir, o Inter precisa jogar no Parque Central. Para isso, Odair Hellmann deverá escalar D’Alessandro, com a função de armar as jogadas para Guerrero e Nico López, que jogará contra o clube que foi o berço de sua trajetória no futebol. Nico, inclusive, tem o escudo do Nacional tatuado em um dos seus braços. “Ele está com tesão para jogar lá”, disse Guerrero, que passou situação idêntica quando o Inter jogou contra o Alianza Lima de sua infância, na primeira fase da Libertadores da América.
O Inter treinou em Montevidéu, mas Odair Hellmann não deu pistas sobre a escalação, até porque mandou fechar os portões do estádio Jardines del Hipódromo durante a parte em que ajustou a equipe titular para a partida. Antes, em Porto Alegre, ele forneceu indícios de que Patrick está retomando a titularidade, fazendo Nonato virar opção no banco. Assim, o meio-campo terá o tripé de volantes que foi a marca dos melhores momentos do Inter com Odair no comando, principalmente na temporada passada.
Libertadores 2019 - Oitavas de final - HOJE
Árbitro: Néstor Pitana (Arg)
Horário: 19h15min (horário de Brasília).
Local: estádio Parque Central, em Montevidéu (URU).