O Parque da Pedra do Segredo faz parte de uma região de serras com vales profundos e rochas enormes conhecidas como “Guaritas”. Estas formações são resultado de milhares de anos de erosão, de chuva e de vento e entre elas está a Pedra do Segredo que dá nome ao parque e possui 3 cavernas em seu interior. A Caverna da Escuridão com 60 metros de extensão atravessa a pedra e dá acesso a sua parte mais elevada; O Salão das Estalactites, a mais ampla das 3 e a “Percival Antunes”, assim nomeada em função do seu descobridor, está a uma altura de 90 metros e possui uma visão ampla de toda a região.
Segundo uma lenda local estão enterradas nestas cavernas os restos mortais do guerreiro indígena Sepé Tiarajú, considerado santo popular e declarado “herói guarani missioneiro rio-grandense” por ter liderado a resistência dos Sete Povos das Missões contra tropas espanholas e portuguesas, na chamada Guerra Guaranítica, de 1753 a 1756.
O Parque possui diversas trilhas autoguiadas e fica aberto de quarta a domingo das 08:30 às 17:30
Minas do Camaquã: Antiga mina de cobre desativada em 1989. O local hoje é explorado turisticamente e possui um parque de atividades outdoor, o Minas Outdoor Sports.
Galpão de Pedra: Camping com trilha que dá acesso a formações rochosas onde são realizadas atividades de escalada e rapel.
Cascata do Salso: localizada a 8 km da cidade, é uma queda d’água com mais de 20 metros de altura.
3. Cascata da Pedra Grande – Carrascal – RS
Pra quem procura um passeio mais família , o Parque do Salto Ventoso é uma excelente opção. O parque fica em uma área de mata nativa cortada por uma espetacular queda d’água de 56 metros de altura que cai sobre uma gruta de 200 metros de comprimento e 25 de altura. O local fica a 12 quilômetros do centro da cidade de Farroupilha e conta com 2 mirantes e uma passarela que dá acesso a parte de trás da cachoeira.
Outra atração da cidade é o Parque Farroupilha, uma área de propriedade particular que possui trilhas com acesso a mirantes, cachoeiras e piscinas naturais e também oferece atividades como rapel e escalada na pedra. O parque funciona de NOVEMBRO a MARÇO somente aos finais de semana das 9h às 18h.
Pra quem quer acampar e tomar um banho de rio a dica é o Parque Cascata da Usina. O local conta com uma pequena cascata e possui bar, camping e quiosques para alugar.
O Cânion da Piruva é em parte a divisa natural entre os municípios de Ivorá e Júlio de Castilhos RS. Com cerca de 7,6 Km de extensão é um dos locais mais belos e preservados da região da Quarta Colônia na região central do estado.
Na boca estreita do cânion os paredões começam com ao menos 50 metros de altura e ganham amplitude até chegar a mais de 250 metros de altura.
Há várias trilhas com belíssimas cachoeiras e piscinas naturais na região de Santa Maria. Os trekkings são organizados periodicamente pelo Clube Trekking Santa Maria.
7. Parque Estadual do Turvo – RS
No extremo noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com a Argentina (e dividindo com o vizinho a beleza, assim como o faz com Foz do Iguaçu) está o Parque Estadual do Turvo, onde se encontra o maior salto longitudinal do planeta, o Salto do Yucumã, são 1.800 m de extensão por onde deitam as águas do Rio Uruguai.
Se você quer um ambiente mais “família brasileira” fique no lado brasileiro da atração. Se preferir algo alternativo, a dica é atravessar a fronteira para a cidade de El Soberbio na Argentina
A Cascata Vitória fica localizada no município de Maratá, no Rio Grande do Sul, são cerca de 84km desde Porto Alegre, com duração de 1h e 15 minutos na estrada. De Porto Alegre, pega-se a Rodovia do Parque, RS 386, RS-124 , RS-411.
A cascata fica dentro do Parque e é possível acampar no local, conta com churrasqueiras, lancheria, estacionamento, banheiros e trilhas. Há como subir até o topo da cascata pela trilha na lateral esquerda, de nível fácil, com duração de 10 a 15 minutos de trilha. No topo há uma espécie de represa antes da queda.
Durante o verão, há salva-vidas no parque para monitoramento dos banhistas. Então, é um paraíso pouco explorado dentro do estado do Rio Grande do Sul.
O Rincão do Inferno, fica localizado no Quilombo de Palmas, distrito de Bagé.
Sua história remonta ao passado, quando ex-escravos vieram para estas terras distantes e desde então tem mantido seus descendentes protegendo o local de beleza ímpar no Pampa gaúcho.
Formações rochosas enormes que brotam do chão alcançando alturas próximas dos 150 metros, divididas ao meio pelo Arroio Camaquã, que posteriormente se torna o rio de mesmo nome, atualmente ameaçado pela instalação de uma mineradora na região.
É possível explorar ambos os lados das formações, assim como acompanhar o rio por suas margens e tomar um banho refrescante.
O Cerro do Jarau é uma pérola do extremo oeste Gaúcho, localizado no município de Quaraí, que faz fronteira com o Uruguai.
Além de estar registrado no folclore Gaúcho por João Simões Lopes Neto, através da lenda da Salamanca do Jarau, é um local altamente importante do ponto de vista geológico, pois trata-se da maior cratera de meteorito do sul do Brasil, tendo cerca de 3,5 quilômetros de diâmetro e formações rochosas, trazidas do fundo da terra, que beiram os 200 metros de altura. Estimasse que o impacto ocorreu entre 100 e 150 milhões de anos atrás.
É um local de beleza inexplicável, além da questão mística de estar em um ponto altamente energético, conectado com todos os locais do universo pelos quais este meteorito cruzou… Vale a visita não?
Trata-se de uma área privada, dividida em diferentes lotes, mas é possível acessar e inclusive acampar, desde que converse com os proprietários ou caseiros ao chegar.
A cidade de Quaraí faz fronteira com Artigas, no Uruguai, que possui free-shops.